quarta-feira, 21 de outubro de 2009

População de Sarandi mais uma vez toma as ruas da cidade
e avança na luta contra a vinda do lixo e pela reestatização!

            Mais uma vez a população de Sarandi ocupou as ruas e a Prefeitura para protestar contra a vinda de mais de 300 toneladas de Maringá, por conta de licitação do Prefeito Silvio Barros II (PP) para nossa cidade, depois que o IAP (Governo Requião-PMDB) autorizou a Pajoan a receber 500 toneladas de lixo por dia.
            Após o ato ocorrido no IAP (duas semanas atrás) uma grande manifestação composta principalmente por estudantes e aposentados (cerca de 500 pessoas), ocuparam as ruas da cidade e dirigiram-se à prefeitura do município para cobrar do prefeito uma posição definitiva contra a vinda do lixo.


Ato termina na prefeitura
            Caminhando pelas principais ruas da cidade e gritando palavras de ordem como “assim não pode, assim não dá, Sarandi não é lixão de Maringá”, e após o fechamento por mais de 30 minutos da rodovia que corta a cidade (Colombo), os manifestantes dirigiram-se à prefeitura e conseguiram “arrancar” do prefeito um documento que notifica a empresa privada Pajoan, ganhadora da licitação em Maringá, para suspender o recebimento do lixo vindo de Maringá para o Aterro Sanitário de Sarandi, até quem sejam cumpridas todas as exigências ambientais.


A luta não para por aí
            Como sabemos, essa batalha não termina por aqui. Para que seja dado cabo finalmente dessa situação, o Comitê de Lutas está finalizando a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a reestatização do aterro da cidade. Vale lembrar, que toda essa confusão só foi possível graças à privatização do aterro de Sarandi na gestão anterior (Cido Spada – PT). Após o ato, o Comitê de Lutas agendou mais uma reunião, dessa vez para avaliar o ato e dar continuidade a essa luta.

Grêmio Estudantil na luta!
            O Grêmio Estudantil do Colégio Panorama, que também constrói a Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL) cumpriu um papel determinante na construção desse ato e foi seu principal impulsionador.



PSTU junto na luta contra a vinda do lixo
Desde quando saiu a primeira notícia de que o lixo de Maringá viria para Sarandi, o PSTU (das duas cidades vizinhas) colocou toda a sua militância na luta contra a vinda do lixo e defendeu, desde aquele instante a REESTATIZAÇÃO da coleta, do tratamento e destinação do lixo como forma de resolver definitivamente o problema. Para isso, participa e impulsiona o Comitê de Lutas em Defesa de Sarandi, através da intervenção direta do presidente do PSTU em Sarandi, Rodrigo Tomazini, do advogado e presidente do PSTU de Maringá, Avanilson Araújo e do dirigente do Movimento dos Trabalhadores por Moradia, Claudio Timossi, sempre presentes no cotidiano das lutas da cidade, junto com todos nossos militantes, levantando a bandeira da defesa do povo trabalhador de Sarandi.


PSTU – Revolucionário e Socialista!


Nenhum comentário:

Postar um comentário