sábado, 7 de setembro de 2013

NOTA DE REPÚDIO DO PSTU CONTRA A AGRESSÃO AOS ESTUDANTES DA UEM

O recente episódio de agressão física a um grupo de alunos da UEM pela guarda patrimonial da instituição é mais um exemplo da política da reitoria de repressão aos estudantes e de ataque ao livre direito à organização estudantil. Há tempos os estudantes se enfrentam com a administração contra o sucateamento da universidade e tanto a ocupação da reitoria em 2011, como as várias mobilizações que o movimento vem organizando ao longo desses anos em defesa da universidade pública, é parte desse enfrentamento. A ocupação do COU no último dia 22 de agosto foi mais uma prova de sua disposição de luta em defender uma educação pública, gratuita e de qualidade e por uma verdadeira autonomia universitária.

A resposta da administração tem sido uma sistemática campanha de desmoralização dos estudantes e a criminalização do movimento estudantil. Há uma evidente tentativa de transmitir à sociedade uma imagem de que os estudantes são um bando de baderneiros e vândalos e por isso as ações de repressão seriam justificadas. Um absurdo! Por outro lado, é inadmissível utilizar a guarda, cuja função é proteger o patrimônio da universidade, para reprimir os estudantes ainda mais utilizando de violência física como ocorreu na última quinta-feira. Não podemos ser coniventes com essa prática, nada justifica tamanho abuso.

A verdade é que, não obstante à proporção dessa ação – foi tão grande a brutalidade que um aluno teve o nariz fraturado e outra sofreu traumatismo craniano – este não foi um caso isolado. Há inúmeros relatos de abordagens truculentas, ameaças e expulsões do campus. Ademais nesse caso específico há uma suspeita contundente de que agentes estranhos à universidade estejam envolvidos, o que torna mais grave a situação. Caso isso seja verdade é preciso que se apure quem autorizou a entrada desses agentes na universidade para atacar os estudantes.

É preciso iniciar uma campanha de denúncia e exigir da administração a imediata instauração de uma investigação que aponte os responsáveis e puna os envolvidos. O PSTU repudia a violência contra os estudantes e se soma àqueles que se levantam contra a criminalização dos movimentos, incluindo a organização estudantil e de trabalhadores.

Às vítimas, nossa profunda solidariedade!
Contra a repressão no campus!

Punição exemplar aos envolvidos na agressão aos estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário