quarta-feira, 12 de março de 2014

EM ÉPOCA DE PRÉ-CANDIDATURAS, KIREEFF ANUNCIA CONVÊNIO COM GOVERNO FEDERAL

Kireeff (PSD) anunciou nesta semana um convênio com o Governo Federal para a liberação de 150 mi para o financiamento das Obras referentes a implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit ou, em português, ônibus de transito rápido), o projeto integra os investimentos do PAC 2. Desse valor, aproximadamente, 19 milhões serão desembolsados pela prefeitura.

Alguns detalhes da negociação chamam a atenção. Primeiramente, o sigilo com o qual a negociação está sendo tratada. Se se trata de um serviço público que deve beneficiar a população londrinense, então por que ser tratado reserva? O outro ponto que nos chama atenção é a participação de parlamentares e possíveis futuros candidatos do PT, como a senadora e pré-candidata ao Palácio do Iguaçu, Gleisi Hoffmann, o deputado federal André Vargas e a vereadora Lenir de Assis. 

Vale lembrar que recentemente Londrina foi palco de grandes mobilizações contra o aumento da passagem de ônibus e que questionava o modelo de gestão do transporte público da cidade. Naquele momento, nenhuma dessas “autoridades” se posicionou sobre o assunto, nem mesmo quando os manifestantes foram duramente reprimidos pela polícia. 

Apesar do prefeito Kireeff chegar a convocar uma reunião com o Comitê pelo Passe Livre, esse projeto nunca foi citado. 

Assim, a pergunta que fica é, por que não discutir o projeto com os setores organizados, os trabalhadores do transporte, os usuários e com a população em geral? Qual a real intenção da prefeitura e do governo federal? Ao que tudo indica, serão mais milhares de reais destinados para grandes grupos de empresas e mais descaso para a população, pois, segundo Kireeff, o sistema será administrado pelas empresas prestadoras de serviço.

É comum que nas vésperas das eleições surjam medidas “milagrosas” para resolver os problemas sociais como o transporte coletivo, que deveria ser público. Contudo, como sempre, as empresas e empresários que doam dinheiro para as campanhas eleitorais serão depois recompensadas. Como diz o velho ditado popular, quem paga a banda escolhe a música...

Por isso, nós, do PSTU, defendemos a imediata estatização do transporte coletivo de Londrina, sob o controle dos trabalhadores, para que ele deixe de estar à serviço do lucro dos ricos, grandes empresários e acionistas e, esteja à serviço da população que tanto necessita dele.

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