terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília - do site da Coordenação Nacional de Lutas - Conlutas

Eleições indiretas elegem novo governador e ciclo da corrupção continua


Manifestantes foram reprimidos e impedidos de acompanhar a votação na Câmara Legislativa



Eleição indireta em Brasília elegeu Rogério Rosso (PMDB) como novo governador do Distrito Federal (DF) no último sábado (17). Rosso tomou posse na manhã desta segunda-feira (19) e vale ressaltar que alguns dos que votaram nesta eleição foram os mesmos que fizeram parte do mensalão do DEM: a deputada Eurides Brito - flagrada nos vídeos colocando dinheiro na bolsa - e Geraldo Naves - que estava preso acusado de subornar uma das testemunhas do escândalo de corrupção.



O governador eleito também não sai ileso das acusações. É ligado aos grupos do ex-governador Joaquim Roriz e ex-membro do governo de José Arruda, um dos principais personagens do esquema de corrupção do DF.



Durante a votação no sábado, manifestantes que protestavam contra as eleições indiretas foram duramente reprimidos e tratados como marginais, enquanto a verdadeira quadrilha votava no novo governador de Brasília.



Numa atitude antidemocrática, estudantes e trabalhadores foram impedidos de assistir à votação. Só puderam acompanhar do lado de fora por um telão sem som. Diante de fatos como este no qual cidadãos honestos são tratados como criminosos e deputados que são acusados de corrupção têm o direto de votar, só resta reivindicar a antecipação das eleições de outubro, para que todos os trabalhadores de Brasília tenham a oportunidade de votar e substituir a atual quadrilha.



Rosso é o quarto governador desde o início do ano. As eleições indiretas do DF, que o elegeram, foram convocadas depois que o mandato de Arruda foi cassado por infidelidade partidária. Como o vice, Paulo Octávio, também renunciou com medo de seus escândalos virem à tona novamente. Era o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima, quem exercia o cargo interinamente.



Para evitar a possibilidade de intervenção federal, Rosso disse em declarações à grande imprensa que pretende se encontrar com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e também com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e tomará todas as medidas para que a intervenção seja suspensa. Se não houver intervenção, o novo governador fica no poder até o final do ano.



Brasília completa 50 anos nesta quarta feira (21) e não tem nada que comemorar diante de tanta falcatrua. A capital federal brasileira continua sendo comandada por corruptos.



A Conlutas apoia a convocação da eleição direta já no estado. São os trabalhadores quem devem decidir quem vai governar. Não a Câmara Legislativa, corrupta, em eleição indireta. Todas as entidades e movimentos estão convocados a fazerem parte desta luta.

Bianca Pedrina – Redação Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário