sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nova Greve Geral na Grécia

Uma nova greve geral paralisou a Grécia. Vôos cancelados, canais de televisão fora do ar, serviços públicos parados muita gente na rua. Estima-se que somente na capital Atenas, 200 mil pessoas foram às ruas.

O motivo é o plano de ajustes fiscais votados pelo governo em troca de um empréstimo para salvar o país da crise econômica. O ajuste fiscal trará desemprego, demissões de funcionários públicos, queda brusca de salários e privatizações. Tudo isso revoltou a população que foi às ruas e entrou em confronto com a polícia.



ato público em Atenas


As mobilizações e atos de rua não param e a população promete não abandonar a luta enquanto não forem derrotados os planos da burguesia. Por outro lado, as autoridades - sem moral alguma por conta da corrupção - clamam por toda a repressão policial.


repressão policial


A Crise econômica não acabou

Contrariando aqueles que suistentam a teoria de que o pior já passou e o capitalismo saiu ileso de mais uma crise econômica, os acontecimentos da Grécia, pelo contrário, trazem mais dúvidas sobre o futuro. Outros países europeus como a Espanha e a Itália correm sério risco de quebrarem e suas econômias em queda livre arrastarem a Europa para uma grande crise. Por conta dessas desconfianças, as bolsas de valores do mundo todo estão apresentando fortes quedas nos últimos dias.

Os trabalhadores precisdam ir à luta e defender os seus direitos

Em momentos de crise, somente a luta dos trabalhadores exigindo que os patrões paguem pela crise que criaram, pode evitar mais retirada de direitos. Nesses momentos os patrões intensificam ainda mais a retirada de direitos, o arrocho salarial e a intensidade dos trabalhos. As ajudas de organismos internacionais sempre exigem uma contrapartida, extremamente danosa aos trabalhadores. A Grécia é somente o início e a luta deve ser internacional dos trabalhadores contra o sistema que os explora.


ato na Grécia








Um comentário:

  1. Visite:

    erreserrantes.blogspot.com

    Palavras corrosivas e muito senso crítico.

    ResponderExcluir