quinta-feira, 26 de maio de 2011

PSTU participa da I Caminhada da Diversidade de Maringá

Caminhada da Diversidade:
Um dia de festa e de luta!
Bruno Coga, da regional de Maringá


Neste domingo, dia 22 de maio, ocorreu em Maringá a primeira caminhada LGBT da história da cidade. Cerca de 700 pessoas participaram da passeata, que contou com a presença de ativistas e simpatizantes da causa, além de movimentos organizados, entre eles a ANEL e a CSP-CONLUTAS.
Esta caminhada soma-se as diversas manifestações ocorridas no país, exigindo direitos iguais e a aprovação do PLC 122, que criminaliza a Homofobia. Também foi comemorado o dia Mundial Contra Homofobia, celebrada no dia 17 de maio, data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desconsidera o homossexualismo uma patologia.

Claudinha, militante do PSTU e da causa GLBT de Curitiba esteve presente no ato e considerou a Caminhada como um grande avanço para a cidade, que tem como prefeito o conservador Silvio Barros, membro do mesmo partido de Bolsonaro, o PP.

ANEL: Na Luta Contra a Homofobia

Assim como no resto do país, a ANEL de Maringá impulsionou e esteve presente na organização da caminhada. Levantou fundos, politizou o debate e mobilizou a juventude para que participassem do ato.
Em contraposição, a UNE tentou a todo custo inviabilizar a manifestação, rompendo com a organização da caminhada e reaparecendo oportunistamente no ato. Esta política mostra de que lado está a União Nacional dos Estudantes: contra a causa LGBT e a favor do silêncio de Dilma, que selou acordos com setores religiosos fundamentalistas, de que não aprovaria políticas favoráveis aos homossexuais.

Esta luta deve se estender e aprofundar-se, penetrando em todos círculos sociais. A ANEL – Assembleia Nacional dos Estudantes Livre apresenta aos estudantes a possibilidade de se organizar e associar a luta contra a opressão e o preconceito, com a luta contra a exploração da juventude, assim como a luta por melhores condições de ensino e trabalho, buscando assim um mundo melhor.


No congresso da ANEL, que está marcado para o mês de junho, o tema LGBT é parte fundamental deste debate e terá espaço garantido nos grupos de discussões do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário