sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NOTA DO PSTU SOBRE O CHAMADO DE VOTO CRÍTICO EM VERRI POR DÉBORA PAIVA


Por Bruno Coga, candidato à vice-prefeito na coligação "Maringá Para os Trabalhadores" PSOL/PSTU

Nas últimas semanas assistimos em vários lugares do país um tremendo desrespeito à base do PSOL efetuada por sua direção. Em Belém, o alto escalão do PT, com Lula, Dilma e Mercadante, apareceu no programa de Edmilson Rodrigues, candidato ao segundo turno do PSOL chamando voto neste candidato e ratificando seu compromisso com o Governo Federal. No Amapá, o PSOL recebeu apoio do DEM e PSDB e, em declaração, o Senador Randolphe Rodrigues afirmou: Estamos apontando não simplesmente uma aliança política, estamos apontando um caminho político novo no Amapá". Em São Paulo, Plínio de Arruda Sampaio disse preferir Serra à Haddad para a prefeitura e Ivan Valente, presidente nacional do PSOL, declarou achar natural tais apoios no Norte. Acreditamos que a militância do PSOL, aguerrida e lutadora, que está conosco dia-a-dia nos movimentos sociais não merece tamanho desrespeito!

Tais apoios e declarações estabeleceram muitas divergências entre os militantes do PSOL. Algumas correntes chegaram a romper com essas campanhas e chamar voto crítico em seu próprio partido (Assim como o PSTU o fez em Belém. Em Macapá, chamamos voto nulo!).

Em Maringá, Débora Paiva já havia se pronunciado nas eleições: em uma entrevista à Gazeta do Povo, Débora afirmou que seria incoerente da nossa parte (o apoio a algum candidato). Mas agora é hora do eleitor maringaense votar no menos pior."[1].  Hoje numa postagem sua no facebook, a ex-candidata a prefeita de Maringá, chama voto crítico em Enio Verri neste segundo turno. Postagem essa, às vésperas das eleições e que deixam, tanto para nós, quanto, aparentemente, para os demais companheiros do PSOL, uma série de questionamentos.

Nesse sentido, gostaríamos de colocar o posicionamento do PSTU, sobre a referida nota:

Primeiramente, esta nota nos causa estranheza e indignação, tanto pela forma como foi colocada, quanto pelo conteúdo apresentado. Não temos acordo algum com o conteúdo postado por Débora em sua rede social.

Parece-nos estranho e contraditório tal posição adotada ao considerar o programa que defendemos durante toda eleição. Marcamos nossa posição tanto contra os ataques aos trabalhadores efetuado pelo grupo de Barros na prefeitura, quanto contra os ataques deferidos pelo PT ao funcionalismo público durante as últimas greves federais. Quanto a isso, a própria Débora posicionou-se claramente em seu discurso: Nós não podemos nos enganar: Quem representa de fato os trabalhadores em Maringá e em todo o Brasil? Eu lamento dizer isso, mas os colegas da mesa não representam...”[2] (apontando para todos os demais prefeituráveis durante seu discurso aos servidores municipais). Já em sua postagem no facebook, escreve “...acredito, que na atualidade eleger Enio Verri significa pensar em quem realmente sofre com a falta de acesso aos direitos que deveriam ser universais, como o acesso a saúde e a moradia”. Ora, Enio teve uma mudança em sua posição política que justifique esta afirmação agora ou Débora mudou de posição sobre quem “representa os trabalhadores” neste segundo turno?

Conforme nota que já publicamos em nosso blog, seguimos com o primeiro discurso de Débora: Nem Pupin, nem Enio, representam os interesses da classe trabalhadorade Maringá. Eles não governarão para nossa classe e sim para o grande capital, que financiaram suas campanhas milionárias. Seguimos chamando voto nulo, crítico e de protesto para o segundo turno, pois não vendemos ilusões aos trabalhadores.

Se é verdade que a vitória de Pupin significa a continuidade da oligarquia Barros, a vitória de Enio é a vitória daqueles que estão com o mensalão, com as suspeitas de desvio de verbas do Contorno Norte, com o superfaturamento da Sanches Tripoloni (empresa maringaense que teve lucros exorbitantes na construção do contorno norte). Não estamos com a oligarquia de Barros, assim como não estamos com o mensalão petista. Trocar os grupos políticos que administram a prefeitura em nada modificará a situação da população maringaense.

Se também é verdade que “Barros representa o fim dos espaços públicos, a especulação imobiliária, o desrespeito aos servidores municipais, a repressão aos movimentos populares, enfim, representa um governo da elite que marginaliza e criminaliza a juventude, as mulheres e a pobreza”, o governo petista não é nada diferente. Foi o PT de Dilma e Verri que cortou o ponto dos servidores federais em greve, assim como é o mesmo PT que aplica uma política de higienização, jogando a população pobre cada vez mais para a periferia, para garantir as obras da copa. O PT nada fez com a desocupação do Pinheirinho e agora assistimos a submissão de Dilma sobre os índios Kaiowa/Guarani que estão jogados a própria sorte correndo risco de vida. O PT que critica a falta de creches em Maringá e o caos no transporte público é o mesmo PT que prometeu a construção de 6 mil creches e não entregou nenhuma, assim como é o mesmo PT que privatiza as rodovias e aeroportos do país. Verri, assim como Pupin, também representa “o fim dos espaços públicos, a especulação imobiliária, o desrespeito aos servidores municipais, a repressão aos movimentos populares, enfim, representa um governo da elite que marginaliza e criminaliza a juventude, as mulheres e a pobreza”

Discordamos veementemente de que o voto nulo é “deixar que alguém escolha por você”. Reivindicamos o voto nulo como o voto de crítico e de protesto! É o voto de insatisfação contra ambos os candidatos e mostrará o primeiro desgaste desses governos, ganhe quem ganhar! Uma grande soma de votos nulos poderá ajudar a enfraquecer o futuro governo, já que ele será inimigo de nossa classe em qualquer situação! O voto que enfraquece a direita é o mesmo voto que enfraquece a frente popular, é o VOTO NULO, pois ambos governam para o grande capital e ambos estão contra nós!

A julgar por diversos comentários de companheiros do PSOL no facebook, a posição de Débora não é consenso no partido e, portanto foi decidida de maneira individual e sem consulta ao coletivo do partido para debate. Esse tipo de postura merece de nossa parte uma reflexão.

 Acreditamos que a democracia partidária se dá através da tomada de decisões coletivas e não das aspirações individuais de cada militante. Não faria sentido algum formar um partido de esquerda, onde a democracia do indivíduo vale mais que a democracia do coletivo. Sendo assim, o respeito das figuras públicas do partido com aquilo que foi votado e encaminhado pela militância deve ser maior que suas aspirações individuais. É assim que construímos nosso partido! É este respeito à base que esperamos da direção do PSOL e de suas figuras públicas.



Caso, de fato, a posição de Débora esteja em desacordo com a posição do Diretório de Maringá (conforme atestam alguns dirigentes em comentários ao post da ex-candidata), a situação é ainda muito pior. Neste caso, infelizmente, Débora sucumbe ao método individualista tão combatido pela esquerda Psolista, onde as figuras públicas, pela sua influência política definem a linha de acordo com sua posição e não de acordo com o que foi votado e definido pelo coletivo. É um desrespeito ao partido, é um desrespeito à esquerda.

Por fim, somos solidários à militância do PSOL que não teve acesso ao debate e à posição da companheira. Ratificamos aqui o método partidário e o debate político, por mais doloroso e difícil que possa ser, como ferramenta essencial para avançarmos em nossa pauta comum: o socialismo!

Bruno Coga
Maringá, 26 de outubro de 2012.

Um comentário:

  1. Eu estive na Câmara Municipal de Maringá, quando tivemos um palestrante falando sobre a Comissão da Verdade e também o professor da UEM, Reginaldo Dias. Nesta ocasião, eu tive a oportunidade de Conhecer esta Débora. Da forma que ela se comportou naquele debate, eu sugiro para ela que vá estudar e muito, porque seu ponto de visto sobre alguns assuntos é mais equivocado do que a sua candidatura a prefeitura de Maringá.

    ResponderExcluir