quarta-feira, 5 de junho de 2013

A saúde em Sarandi vai de mal a pior!

Upa: "Apenas um problema "

Constantemente ouvimos reclamações sobre as condições de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Sarandi. Isso é um fato que pode ser observado por qualquer pessoa que precisa de tal atendimento. Mas o problema é muito maior que a questão da UPA. Apesar do problema da UPA já ser, por si só, uma enorme preocupação no que se refere à saúde em Sarandi, quando observado o todo, a situação da saúde no município é muito mais grave!

As Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) passam por uma situação de abandono. Devido à falta de funcionários, podemos encontrar postos de saúde com graves problemas de higiene. Os funcionários da limpeza chegam a limpar 2, 3 postos em um mesmo dia. Isso inclusive já acarretou protestos chegando ao ponto de ter uma unidade fechada. E isso não é só! Faltam materiais, prejudicando a realização de diversos procedimentos e a esterilização que era feita no NIS III está paralisada.


Se isso não bastasse, temos que enfrentar intermináveis filas formadas ainda de madrugada, que levam idosos e crianças para situações onde as enfermidades só tendem a se agravar; a falta de ambulâncias leva os pacientes ao desespero e à insegurança. O Programa de Saúde da Família (PSF) não funciona! Sequer a Kombi do programa está em condições de uso, o que impossibilita as visitas médicas e de enfermagem.

Profissionais da saúde: Desrespeito é a marca desse governo.

A situação dos profissionais de saúde não é diferente. Os baixos salários e as péssimas condições de trabalho fazem com que esses trabalhadores sejam realmente heróis, tendo que se desdobrar para garantir o mínimo de atendimento. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trabalham em condições tão precárias que sequer uniforme possuem. Isso sem falar nos baixos salários e na falta de funcionários para atender a população.

É sabido de todos os vários problemas por que passa a cidade de Sarandi, não apenas na pasta da saúde. A corrupção na Secretaria de Educação pode ser apenas a ponta de um gigantesco “iceberg”. O PSTU defende uma ampla auditoria independente na Secretaria de Saúde, além de medidas urgentes como abertura imediata de Concurso Público para a contratação de profissionais da área, o pagamento do Piso Salarial Nacional para os Agentes Comunitários, a formação de todas as equipes do Programa Saúde na Família e condições para que o programa funcione, dentre outras medidas.

Sabemos que os problemas da saúde não estão somente no município de Sarandi. Por isso, cobramos dos Governos Federal que no mínimo dobre os investimentos em Saúde Pública, imediatamente.Nos últimos anos, o governo Dilma (PT) destinou em média 45% do orçamento para encher o bolso dos banqueiros com juros e amortizações de uma "dívida que já foi paga. Por outro lado, investe menos de 4% na saúde. Ou seja: banquete para os ricos, migalhas para os trabalhadores. É preciso parar de pagar a dívida para poder investir em saúde, educação, moradia, através de um plano de obras públicas e contratações via concurso. 

Governando para os ricos empresários, os governos Dilma (PT), Beto Richa (PSDB) e Aguiar (PPS) não estão interessados em resolver o problema da Saúde Pública.É preciso uma ampla campanha cobrando mais investimentos e atenção à saúde, além da responsabilidade por parte dos governos com a vida dos trabalhadores, idosos e jovens. Somente um governo comprometido com os trabalhadores pode modificar essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário